top of page

Documentários

Do Bugre ao Terena

“Do Bugre ao Terena”, traz para as telas a vida dos ameríndios. A aldeia desse povo é conhecida como Terena, mas ao saírem de suas terras passam a ser chamados de Bugre, que dá a conotação de povo selvagem e não civilizado; são chamados de Bugre mas ainda são Terenas. Os jovens dessa tribo perderam a identidade ao serem civilizados, ou seja, passaram a viver em uma sociedade diferente, frequentando as escolas, shoppings, arrumando um emprego, perdendo seus costumes e deixando em segundo plano a sua cultura; assumiram para si um novo estilo de vida, convivendo com uma nova cultura e realidade.

Sou feia mas tô na moda

Esse documentário conta a história do funk, que nasceu no Rio de Janeiro, com intuito de mostrar a realidade através das letras compostas. O funk carioca é conhecido como uma batida envolvente, que faz o seu corpo se mexer de cima até embaixo, sua música revela sexualidade, palavras de alto teor sexual, leva o povo das comunidades à loucura nos shows.

 

Essa arte de compor mostra em suas letras figura sensual da mulher, valorizando esse lado, não deixando de lado à forma que elas gostam de sentir o prazer sexual.

Para algumas pessoas a cultura do funk carioca não é considerada arte, é algo fútil que não se encaixa nos padrões das outras manifestações sociais. Para as culturas de elite, o funk é uma prática de marginais ou delinquentes.

As estátuas também morrem

“As Estátuas Morrem (1953)”, aborda a cultura africana mostrando esculturas, máscaras. A música de fundo do documentário é bem marcante, podemos perceber que o ritmo representa a África, por batidas duras e fortes. O nome do vídeo revela que as estátuas morrem, ou seja, se perderam no tempo, caíram no esquecimento da sociedade. Isso acontece porque, as pessoas enxergam a arte africana como sendo feio, sem mística, e desconsidera como objeto artístico.

A população ocidental enxerga a arte africana como ligada a manifestações religiosas, objetivadas nas máscaras e esculturas. Para muitos entendedores de arte, acredita-se que a arte negra sai dos padrões conhecidos, assim entende que essa arte é equivocada e apressada, para identificar e defini-la.

bottom of page