
Culturas Híbridas
Por Canclini
O Mundo Hoje

Obra: Operários - 1933
Tarsila do Amaral
Desterritorialização
Nesse contexto, Canclini diz que a desterritorialização foi um processo fundamental para que ocorresse o processo de globalização das culturas, pois a partir daí as culturas de misturariam e ganhariam características umas das outras.
As migrações multidirecionais são fortes fatores para analisar as relações interculturais. É como se toda identidade definida pelo estatuto e pelo lugar, fosse reduzida, se não dissipada, pela velocidade de todos os movimentos. O caráter multicultural se expressa nas várias línguas pronunciadas, nas feiras de artesanatos ou na disseminação de diversos estilos musicais.
Gêneros Impuros "Grafites, Quadrinhos e Música"
O grafite seria uma escritura territorial das cidades para as diversas tribos existentes nas megalópoles, destinada a afirmar presença e até posse sobre um bairro. As lutas pelo controle se estabelecem através de marcas próprias e modificações dos grafites de outros. Suas referências sexuais, políticas e estéticas são maneiras de enunciar o modo de vida e de pensamento de um grupo que não dispõe de recursos da mass media para disserminar seu estilo.

Graffiti Fine Art
Binho Ribeiro

Os quadrinhos se tornaram um componente central da cultura contemporânea, com uma bibliografia muito extensa. É uma aliança inovadora em relação a hibridação entre cultura icônica e literária. São a literatura mais lida no mundo e o ramo da indústria editorial que produz mais lucros. Contribuem para a potencialidade visual da escrita e o dramatismo representado em imagens estáticas, gerando novas ordens e técnicas narrativas.
Série Charles Darwin criada
por Fernando Gonsales
Com relação à globalização intensificada nos meios de comunicação de massa, a banda "O Teatro Mágico" retrata de uma forma bem interativa quando interpreta a música Xanéu nº 5 de Zeca Baleiro.
"Os meios de comunicação contribuem para a construção da realidade social e para a fixação das visões do mundo. São responsáveis pela definição do que é socialmente visível, ajudam a trivialização da realidade e privilegiam o espetáculo em detrimento de uma tematização criteriosa [...]" (RIZZOTTO, 2009 p.21).